Sispumu

Você está aqui: História

História

                                                                          ESTUDAR A HISTÓRIA PARA CONHECER O PRESENTE E PROGRAMAR O FUTURO.

 

Em 01 de Abril de 1989, começava a mudar de vez a história dos trabalhadores do Município de Umuarama. Em assembleia geral, realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, 212 servidores/as decidiram no voto pela criação do sindicato. Na ocasião formou-se a comissão eleitoral tendo como presidente o advogado Carlos Roberto Mariani e secretário o Sr. Nilson Antônio Paduan.

Esses foram os primeiros passos dados para criação oficial do sindicato e,assim foi composta a primeira chapa para concorrerem ao pleito:

Presidente- Urias Russi,

Secretária-geral Ivonete Landin de Almeida,

Tesoureiro-Gladstone Antônio Souto Santos,

Imprensa e Divulgação-Bernardete Maria de Carvalho,

Formação Sindical-Cirley Fatima Queiroz,

Diretor de Patrimônio-Isidoro Nobre de Oliveira,

Suplentes de Diretoria-Jacira Raboni Teixeira, Madalena Borchrt Alves, Marilza de Barros Quintino da Silva, Ester Busch Senhorin, Francisco de Jesus Melo, Antônio de Souza Almeida, José Wilson Chiqueto,

Conselho Fiscal-Jurandir Paulo Do Nascimento, Alcindo Ortiz Garcia,

Suplentes do Conselho Fiscal-João Maria de Oliveira Machado, José Carlos Trentin, Antônio Silva, Valdemar de Oliveira Rios,

Conselho de Representantes-Urias Russi, Ivonete Landin de Almeida,

Suplentes do Conselho de Representantes-Marsoniro Ramos, Inês de Souza Almeida.

A chapa foi declarada eleita pela comissão eleitoral logo após a apuração e costa nos anais da história que o número de votantes foi de (183) votos validos, sendo, (148) votos pro chapa, (20) brancos, (15) votos nulos, O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (SISPUMU) completou este ano,28 anos de sua fundação, quase três décadas de caminhada em prol da defesa dos direitos e a valorização dos trabalhadores/as deste município, que ao longo de batalhas e lutas construíram-se um sindicato forte e com isto fincou-se raízes profundas no sistema democrático e representativo dos servidores/as do município de Umuarama.

O que se tem de concreto nesta trajetória foi persistência desses trabalhadores/as em ter-se-tidos uma visão futurista e uma ideologia em conquistar melhores salários, condições de trabalho e lazer para seus representados/as. Diante disto, hoje o exemplo desses lutadores, motiva-se a brindar por tudo, inclusive por contar e fazer parte de sua história.

 Urias Russi foi eleito o 1º presidente do SISPUMU, contando em sua retaguarda com uma diretoria atuante e engajada nessa árdua luta de ser representante de uma classe trabalhadora, sendo seu fiel escudeiro, não desmerecendo aos demais diretores o Sr. Gladstone Antônio Santos, diretor de finanças.

 

A primeira reunião ordinária de direção aconteceu na sede do sindicato dos Bancários de Umuarama, onde o Sr. Urias presidente do SISPUMU e autor do logo, fazendo uma homenagem à Praça Santos Dumont marco central da cidade e que até hoje é marca forte do sindicato, em sua primeira fala enfatizou a importância de uma campanha de filiação, pois o município conta com 1700 servidores/as ativos e, sindicato se faz com comunicação, formação e organização da classe trabalhadora.

Logo após a fundação do SISPUMU a direção teve que fazer o enfrentamento junto a administração do município que na época era excelentíssimo Sr. prefeito Alexandre Ceranto (IN-MEMORIA) e presidente da câmara o nobre vereador o Sr. Aparecido Aragão Filho. O presidente do sindicato o Sr. Urias Russi convocou uma assembleia geral para deliberarem sobre uma possível greve, uma vez que o prefeito estava irredutível e encerrou as negociações sem definir um índice para o reajuste da categoria, o presidente da câmara sensibilizado com a situação em que estava passando trabalhadores/as, onde a defasagem dos salários girava em torno de 122% devido à conjuntura da época e como sempre o país passava por uma crise política e financeira com altos índices de inflação, organizou uma comissão de vereadores e servidores para reabrirem as negociações, mas não houve avanço. Dez dias depois o presidente Urias convocou uma nova assembleia e comunicou os trabalhadores/as que a proposta foi de zero reajuste e assim o Urias destaca “A grande maioria dos servidores públicos recebem salários de 120 cruzados novos mensais incompatíveis com a realidade e os servidores/as estão dispostos a paralisarem de imediato as atividades” concluiu. A assembleia aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pois o SISPUMU ainda não contava com uma sede própria, estiveram presentes 450 servidores dos 511 filiados e decidiram por deflagrarem a greve por tempo indeterminado.

O prefeito em exercício, o Sr. Alexandre Ceranto na época procurou a imprensa e ameaçou com demissões caso os trabalhadores não retornassem ao trabalho e que a única solução é enxugar a máquina pública para que possa ter uma folga financeira e conceder o reajuste reivindicado pela categoria, grifo “Como sempre os trabalhadores estão sendo ameaçadas pelos gestores e pagando a conta“, a greve perdurou por 14 dias, apesar de a administração tentar desqualificar o movimento perante a opinião pública, os trabalhadores/as representados por um sindicato que apesar de ter sido fundado somente há dois meses, já deu sinal de que seria uma entidade forte, representativa, democrática e participativa,como não poderia deixar de ser, afinal quando se faz o movimento sindical com responsabilidade, dedicação e com o apoio de toda a categoria não poderia ser diferente e, ao longo dos anos o SISPUMU tem demostrado que só com um sindicato para todos os trabalhadores/as serão valorizados.

Com muita luta determinação e apesar de uma inflação galopante que chegou a cifra de 1088% ao ano e 90.6 % ao mês e sem nenhum avanço nas negociações, uma vez que a administração fechou as portas para as negociações,a única alternativa foi o SISPUMU usar uma alternativa que não é benéfica para o trabalhador que é a interferência do ministério público do trabalho onde “ele” para terminar com o impasse aplica o dissídio coletivo e, neste caso foi um reajuste de 20% conforme a lei 1324 de 18 de julho de 1989.

Hoje o SISPUMU conta com sede própria, dois veículos, colônia de férias em Matinhos onde os Servidores Públicos do Município de Umuarama, filiados ao Sindicato têm a sua disposição 20 apartamentos todos com ar condicionado TV, geladeira, cozinha individual, todos os utensílios domésticos e “eles” levam apenas o alimento e roupa de cama. O SISPUMU  tem uma assessoria juridica  com três advogados, dois especialistas em direito administrativo  e um em direito do trabalho , para assessorar tanto a direção quanto os Servidores/as, mas o importante é que ao longo desses quase trinta anos de vida o SISPUMU teve à sua frente diretores comprometidos em representar com honestidade, responsabilidade em fazer a luta de seus representados.

 O SISPUMU obteve avanços significativos para os servidores/as, como o plano de cargos, carreiras e salários, que contempla avanços significativos para a categoria,como o biênio, a licença prêmio a cada cinco anos, promoção por conhecimento onde que através de estudos se tenha progressão na carreira, licença de até seis meses sem prejuízo da remuneração para acompanhar pessoa da família em tratamento de saúde e diversos outros benefícios que precisaria várias páginas para enumera-los.

Texto :José Donisete Galieta.